2007-11-04

DESGASTE NAS FERRAMENTAS DE CORTE




Todas as ferramentas de corte no decurso das suas operações sofrem desgaste e este está sempre presente até ao final da vida útil da ferramenta.

O desgaste das ferramentas tem uma relação directa com eficiência das ferramentas e é uma variável importante na optimização das operações de maquinagem. Neste estudo temos de estar sensíveis à selecção dos materiais das ferramentas, às geometrias indicadas e às condições de corte correctas. São estas as variáveis na função da vida útil da ferramenta.

A selecção da ferramenta correcta é crítico para maximizar a produtividade durante a maquinagem. A selecção do material e da geometria é de extrema importância, no entanto será mais conhecer os parâmetros de maquinagem correctos. Para nos orientarmos em direcção à optimização das operações de arranque de apara é de extrema importância reconhecermos as variáveis que influenciam a vida útil da ferramenta, na actualidade é necessário não só maximizar a vertente produtiva e económica mas também conseguir credível previsão da vida útil da ferramenta.

Uma das definições primária no estudo desta temática pode ser sintetizada pelo diagrama seguinte:


As avarias caracterizadas pela remoção gradual são definidas com o termo desgaste.